quinta-feira, 4 de julho de 2013

Um incêndio “propositado” destrói uma área reservada ao pastoreio na Localidade de Licaene, distrito de Boane em Maputo.




A localidade de Licaene, distrito de Boane, viu o dia passar em chamas com o incêndio ocorrido hoje numa área reservada ao pastoreio pela empresa de criação de gado bovino, Teixeira limitada. O fogo teve o seu inicio pelas 9 horas do dia de hoje, 3 de Julho de 2013 prolongando-se pelo dia todo e gradualmente tomando proporções cada vez mais alarmantes.
É um fogo de origem desconhecida, porém foi possível colher da população informações que dão conta de ter sido um fogo propositado, visto que o proprietário da empresa Teixeira limitada teria embargado, na semana passada, a implantação de uma grande obra de fabrico de tijolos naquelas terras, criando uma fúria aos residentes que viam à porta o desenvolvimento da localidade. Estas informações remetem a possibilidade de ter sido um residente revoltado, que não conteve as suas emoções e atirou fogo no local. Sem excluir as outras possibilidades de origem deste acontecimento.
O fogo alastrou-se, devastou, libertou fumo, tomou proporções alarmantes, e os auscultados mostravam-se condescendentes ao sucedido e aplaudiam a desgraça do proprietário daquela empresa de criação do gado bovino.
Embora do ponto de vista dos residentes tenha-se atingido alguma satisfação pessoal -colectiva, o fenómeno constitui um retrocesso naquilo que são as metas do país entorno do equilíbrio ambiental, visto ter-se libertado do incêndio uma quantidade considerável de CO2 e de outros gases não muito amigos do meio ambiente.
A outra desvantagem ambiental é a perda das funções que as árvores da área devastada detinham para a manutenção do equilíbrio ambiental e ecológico do local, desde a alimentação das espécies, a fixação de CO2 da atmosfera ate a libertação O2 durante o seu processo de fotossíntese.
Portanto, esta foi uma atitude maléfica do ponto de vista social, ambiental e colocou em risco a própria comunidade visto, existir população com habitações de construção local (casas de estacas e caniço) próximo a área devastada.
Não foi possível retratar o sucedido por não desprovir de meios que permitissem no momento, no entanto, por tratar-se de uma informação de extrema relevância para a sociedade viu se necessário compartilhar e com promessa de trazer mais detalhes sobre esse assunto nas próximas edições.
Autor: Francisco Júlio Mate

Sem comentários:

Enviar um comentário