sábado, 13 de julho de 2013

A vontade do público pode contribuir para dar uma nova imagem à cidade de Maputo

A cidade de Maputo vem desde décadas convivendo com um problema ambiental que para além de lhe retirar a sua beleza lhe cria um cheiro nauseabundo e insuportável, que incomoda todos que frequentam (munícipes, comerciantes e visitantes).
Refere-se à urina “espalhada” pelas vias desta cidade, que outrora viu a sua beleza despencar-se. Os cidadãos, com tanta normalidade, vão urinando em locais públicos, encostados às árvores, contentores de lixo, postes eléctricos, muros, sob o pretexto de falta de casas de banho públicas.
O problema vem ganhando contornos alarmantes a cada dia que passa e os utentes vão ficando formatados a essa realidade nefasta da nossa grande cidade, de tal maneira que não se apercebem ou negligenciam a solução já existente, que revoga por completo o pretexto “falta de casas de banho públicas”.
A solução referida são as casas de banho públicas existentes nas Techno paragens (Nova geração de Paragem) edificados na maioria das paragens de maior concentração populacional da cidade. São casas de banhos disponíveis ao preço que varia entre 2 a 5 meticais, um valor “simbólico” comparado com a necessidade de restauração da beleza da cidade, através da manutenção do equilíbrio ambiental e  da promoção da saúde pública.
Entretanto, é pacífico afirmar que a solução deste problema depende da boa vontade do público, embora exista muito por ser feito pelo Município e pelo Ministério de Coordenação e Acção Ambiental (MICOA), que juntos podem desenhar políticas de educação ambiental, a serem implementadas em grandes centros comercias, com vista a estimular as boas práticas nos cidadãos e eliminar os hábitos depreciadores da nossa cidade.
No entanto, solicita-se toda e qualquer organização governamental e não-governamental pro-ambiental condescendente com esta causa, a dar o seu contributo pelo bem da nossa bela cidade capital, podendo ser pela prática de educação ambiental, financiamento no alargamento da rede de casas de banho públicas em toda a cidade, entre outras actividades.
A situação desta cidade deve ser melhorada.
Autor: Francisco Júlio Mate


Sem comentários:

Enviar um comentário